quinta-feira, 3 de maio de 2018

O MUNICÍPIO DE GUAMARÉ TERÁ MAIS UMA REFERÊNCIA NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE AGORA EM RELAÇÃO AO TRATAMENTO DE ESGOTOS.



A ETE é composta pelas seguintes unidades de tratamento principais: reator anaeróbio de manto de lodo (tratamento primário) e filtro biológico aerado com decantador secundário acoplado (tratamento secundário), além de outros equipamentos, como pré-tratamento, elevatória, torre divisora de vazão, tanque de contato de cloro, kits de preparação e dosagem de solução de cloro, bem como o sistema de adensamento e desidratação de lodo.

Esses equipamentos são instalados em base de concreto sobre o solo, e destinados a empreendimentos de médio a grande porte, compreendendo condomínios, indústrias, universidades, bairros e municípios. Uma das grandes vantagens do sistema em fibra de vidro está em requerer área extremamente menor, quando comparada com outros sistemas de tratamento, como lagoas de estabilização e lodos ativados convencional.

Com a inauguração da ETE de Guamaré foi eliminado um problema ambiental, visto que o antigo sistema se tratava de uma única lagoa, sem as condições adequada, funcionando como uma caixa de passagem.

O sistema atual terá uma eficiência de até 95%¨de remoção da matéria orgânica presente nos esgotos; reduzirá o nitrogênio amoniacal, melhorando o meio aquático; e eliminará todos os possíveis microrganismos causadores de doenças. Diante disso o meio ambiente estará protegido da poluição e a população com melhor qualidade de vida.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, cada R$ 1 investido em saneamento gera economia de R$ 4 na área de saúde. De agora em diante, o município de Guamaré será referência no estado do Rio Grande do Norte em relação ao tratamento de esgotos.

Blog guamareemdia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *