quinta-feira, 21 de abril de 2016

O político







Nesses últimos dias tenho observado vários políticos correndo contra o tempo, tentando recuperar o tempo perdido. Nas eleições 2012 em Guamaré, foi um disparado surpreendente em busca do tão desejado cargo público. Cada um que teve acesso ao eleitor prometera fazer jus a confiança depositada na urna poucos apresentaram um balanço de seu mandato, poucos apresentaram projetos e propostas inovadoras ou simplesmente defender os direitos dos cidadãos guamareense.

Diante da crise econômica e política que assola o Brasil, prejudicando as classes mais baixa, com os aumentos absurdos de juros e impostos e como acham pouco, surge ainda um grande aumento na corrupção; a classe política vem tentando sobreviver e nós acreditando que tudo vai valer a pena quando eles não são pequenos. Aqui fica um alerta: “o gigante acordou e até os mais preguiçosos vem abrindo os olhos.

O bom político é aquele que defende os interesses da população em geral, até mesmo quando é oposição, que dá respostas de seu trabalho, que se faz presente em cada projeto, ou assuntos públicos, que não abandona suas bases, pelo simples fato de ter sido corrompido por dinheiro, e é aquele que justifica o salário que ganham quanto funcionários do povo.

Na política antiga o conceito de político era muito contraditório, os eleitores achavam que se o candidato frequentasse o mesmo bar, fosse um cara simpático, que aparecesse nas vésperas de eleição com cestas de alimentos, para os pobres que necessitavam, ou que prometia um emprego fácil depois de eleito esse sim era o politico. 

Não é diferente dos dias atuais, onde surgem políticos que são considerados tal pessoas por está frequentando a casa do eleitor, por encher sua rede social de fotos de eleitores. 

Nesse tempo na politicagem antiga, o bom politico é aquele que promete um mundo novo, e quanto chega ao poder nem se lembra do eleitor que o ajudou a chegar ao cargo. Triste realidade.

Nós como cidadãos guamareenses, temos que tomar uma posição e aprender que é preciso participar, discutir ideias e apoiar candidatos que não nos darão as costas no pós-campanha. Que caminharão conosco, dando vez e voz, sendo amigo daqueles que contribuíram para seu mandato. Atendendo uma coletividade, grupos e trazendo vários benefícios.

Temos que interagir com nossos representantes, buscando informações, cobrando soluções para os problemas sociais, acompanhando o mandato, requerimentos, pedidos, e reivindicações populares. Saber escolher, reconhecer o que é bom de verdade.

O papel do político é ser um representante da sociedade, é constituir-se em advogado de causas comunitárias e sociais, todo agente político é mero funcionário do povo repito, somos nós que pagamos seus excelentes salários e grandes mordomias.

A nova política, adotada atualmente principalmente pela juventude, defende que a roupagem do político deve ser alguém aberto a receber permanentemente demandas vindas da sociedade, sejam individuais ou coletivas. Que defenda a luta social, de classes, de entidades, que atue com vontade para melhorar a vida dos brasileiros com senso de justiça e coerência.

A principal característica que faz de um  cidadão um bom político é sua capacidade de colocar o interesse público acima dos seus próprios interesses. E olha que estão difíceis nossos representantes não colocar interesses ocultos acima de tudo e todos.

Todo bom político deve ter um intenso e verdadeiro sentimento por aquilo que faz. Esta é a principal característica de um político e é isto que faz a diferença. A simplicidade, a humildade, as atitudes… as máscaras sempre caem depois da eleição, isto é fato. Aquele que andava nas periferias, agora frequenta lugares requintados.

Um bom gestor é aquele que sabe focar no que é necessário para a maioria, a mesma maioria que o elegeu e não esquecendo que sua gestão deverá ser também para os opositores.

A política é fundamental estar aberto às mudanças, quebrando paradigmas. O papel do líder é servir constantemente ao povo, que não tem este perfil pede pra sair. Acredito em mudanças e vamos juntos na construção de um mundo igualitário e justo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *