quinta-feira, 22 de setembro de 2016

PESQUISAS CONFIÁVEIS OU NÃO CONFIÁVEIS?



Pesquisas de opinião podem ser influenciadas por partidarismo, aponta cientista político

   Pesquisas de opinião podem ser influenciadas por partidarismo, aponta cientista político Antônio Spinelli cita episódio envolvendo Datafolha, o qual manipulou dados de popularidade do presidente Michel Temer.
    Spinelli diz que opinião pública é volátil e pode se modificar.
Em conversa com o portal, Agora RN, o cientista político Antônio Spinelli, falou sobre a confiabilidade das pesquisas políticas, no estado principalmente.
   Ele disse que os institutos de pesquisas podem ser influenciados por partidarismo oriundos de algumas fontes, apesar de não afirmar a contaminação dessas pesquisas. Spinelli declarou que há uma forte possibilidade desse cenário ocorrer e que essas ocorrências vêm à tona algumas vezes.
   Um exemplo disso foi o episódio envolvendo o Datafolha, o qual manipulou dados de pesquisas de popularidade do presidente Michel Temer. Tal fato, segundo o cientista, afetou a confiança da população nessas pesquisas.
   Além disso, ele atenta para a fragilidade de todo esse processo: “Mesmo pesquisas bem conduzidas, feitas corretamente, observando as técnicas etc, podem errar, e é para isso que existe uma margem de erro”.
   Considerou também que a opinião pública é volátil e pode se modificar; isso pode acarretar em uma possível perda de um candidato liderava pesquisas. Sendo assim, “as pesquisas não são 100% confiáveis, mesmo as melhores”, afirma Antônio.


Nota do Blog:

As pesquisas são censos eleitorais e tem um poder muito grande de manipular a população através de partidarismo, por isso amigo eleitor prestem atenção para não serem enganados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *